Quem seria pra você o maior iracemense de todos os tempos?
- ailacultatende
- 27 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Por Caio César Muniz
Presidente da AILA e ocupante da Cadeira nº 21.

Em minha cabeça de menino (e isso já faz tempo), eu sempre me perguntava por Moura Brasil, patrono do eterno colégio cenecista, onde criei raízes que perdurarão pelo resto da vida. Quem seria aquele barbudo da foto?
E qual a surpresa a descobrir que Moura Brasil realmente foi grandioso e iracemense assumido em carta, mesmo seus pais sendo da região do Apodi potiguar. Contemporâneo de José de Alencar, teve arranca-rabos com o autor de, ironicamente “Iracema”. Foi considerado “príncipe da oftalmologia na América Latina”, enfim, foi grande.
Tempos e tempos passados, alguns outros nomes se projetaram em níveis nacionais e internacionais, mas não na mesma grandeza de Moura Brasil, destaque para o advogado e grande orador Neuzemar Gomes de Moraes.
Ao meu ver, estes são os maiores nomes da história iracemense, levando-se em contam suas projeções e feitos. Sem contar nomes locais, também importantes para a construção da memória da cidade como Delta Holanda, Elpídio José de Queiroz e Enéas Olímpio da Silva. Destes, elejo, por minha conta e risco, Delta Holanda, pelo pioneirismo e pelo batismo da nossa cidade.
Em tempos mais recente, impossível não mencionar Jaime Enésio de Macêdo, Albatiza Tavares e o professor Zequinha (José Desidério de Oliveira), verdadeiros poços-humanos de cultura e de sabedoria, mas, claro, estes nomes são o que a minha memória de menino (e isto já faz tempo) conseguem abarcar.
E para você, quem teria sido o maior nome da história de Iracema?












Comentários