Presidente da AILA, poeta e jornalista Caio César Muniz defende Mestrado nesta segunda-feira (11) em Mossoró
- ailacultatende
- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o poeta Caio César Muniz, presidente da Academia Iracemense de Letras e Artes (AILA), defenderá nesta segunda-feira (11), às 10h, a sua dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGCTI/UFERSA), em Mossoró.
Com a temática “Diálogos entre o jornalismo e a poesia: um estudo sobre o papel do jornal O Mossoroense na dinamização do campo poético em Mossoró”, Caio estudou as possíveis influências do jornal do qual, que completou no último dia 17 de outubro, 154 anos de existência e do qual foi colaborador e editor de cultura no período entre 1995 e 2015, quando o periódico passou para as plataformas online.
“Aprendi ao longo deste percurso de vida que não há outro caminho para o cidadão-comum ‘sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior’ senão buscar a Educação. Demorei um pouco para entender isto, retardei um pouco a caminhada, mas nunca é tarde para buscarmos o conhecimento”. Diz o poeta.
Sob a orientação do professor doutor Francisco Souto de Sousa Junior o trabalho segue a linha de pesquisa das experiências humanas, sociais e técnicas.
O PPGCTI caracteriza-se como sendo um espaço de pesquisa, que se propõe a intercâmbios e produção de experiências na realização de estudos que contribuam para a compreensão e constituição de modos de intervenção nos problemas característicos dos sujeitos e organizações sociais que experienciam processos cognitivos, institucionais e técnicos como dimensões que interagem na sociedade em que vivemos.
Visa ainda a produção de conhecimentos inovadores sobre os modos de cognição contemporâneos, as estruturas e estratégias nas organizações e as tecnologias para potencializar a experiência dos sujeitos e melhorias no fazer de instituições e organizações sociais.
O programa integra pesquisadores das áreas de ciências humanas, sociais e sociais aplicadas, tais como: Sociologia, Psicologia, Filosofia, Educação, Administração, Serviço Social; do campo Interdisciplinar, como Informática na Educação; da Ciência da Computação; das Engenharias e também da Saúde Coletiva.
_______________
Publicado em 08 de novembro de 2024. ® AILA.
Comentarios