Poeta Hélcio Santos substituirá o músico Hyron Almeida na AILA
- ailacultatende
- 5 de abr. de 2022
- 3 min de leitura

Alegando o distanciamento como empecilho para acompanhar as atividades dentro da Academia Iracemense de Letras e Artes (AILA), além de demandas profissionais, o músico Francisco Hirondelles Oliveira Almeida (Hyron), abdicou de sua permanência à cadeira nº 10 da instituição e indicou o nome do poeta Hélcio Santos para substituí-lo.
Seguindo o que rege o estatuto da Academia, outros três nomes subscreveram o nome de Hélcio, que foi votado e eleito por unanimidade. “Não consigo conter as lágrimas de alegria e emoção. O prazer é imenso.” Declarou o poeta ao ser comunicado da sua eleição, que também foi comemorada por grande número de acadêmicos.
A posse de Hélcio ainda não tem uma data para ser realizada, mas, provavelmente ocorrerá em novembro, quando a Academia deverá também eleger alguns nomes como sócios beneméritos da instituição.
Hyron agradeceu a sua indicação à AILA e exaltou o nome do novo sócio eleito: “A Academia só ganha com um membro ativo e inteligente como o Hélcio. Tenho muita admiração pelas qualificações dele. Um menino ótimo. Quero deixar meus agradecimentos e as minhas considerações a todos que tiveram à humildade de me indicar. Forte Abraço”.
A Cadeira nº 10 teve como primeira ocupante Sandra Selma Pinheiro Leite, que também abdicou do posto. Os patronos são imutáveis, o da cadeira nº 10 é Francisco Pinheiro de Sousa. Em data oportuna, Hélcio deverá fazer um discurso de elogio aos seus antecessores e ao seu patrono.
Hélcio integrou recentemente uma coletânea poética em formato de e-book com poetas de várias regiões do país em exaltação às mulheres intitulada "Mulher é pura poesia.".

Sobre o novo “imortal” da AILA:
Hélcio dos Santos Ferreira, nasceu no dia 28 de junho de 2001 em Iracema, Ceará. Filho de Francisca Auxiliadora Oliveira dos Santos (Professora) e Francisco Hélio Ferreira Oliveira (Autônomo) possui apenas Carlos Alberto dos Santos Ferreira como irmão, sendo o caçula da família. Neto de Das Dores e “João Dionísio” e de Cosma e “Abílio Rêgo”, Bisneto de Irineu do Sindicato também conhecido como “Irineu Peixinho” (Bisavô Paterno) e de “Antônio Mossoró (Bisavô Materno).
Alfabetizado antes dos seis anos de idade, foi orador da turma ainda na pré-escola. Em 2013, foi pela primeira vez premiado pelo cordel que homenageou os 29 anos da Escola Joaquim de Holanda Campelo, onde cursou todo o ensino fundamental I e II, sendo fundador e presidente do Grêmio Estudantil Francimara Otávio Rufino de Moraes – Didinha (2014).
Em 2015, participou do 41° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, sendo um dos primeiros iracemenses a participar do maior encontro de estudantes secundaristas da América Latina.
Na Escola Enéas Olímpio da Silva, já cursando o ensino médio, integrou a Sociedade Literária Artística e Cultural Nicole Franklin – SOLAC e a banca de texto selecionados pela escola na oitava edição do concurso de desenho e redação da CGU que trazia “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” como tema.
Entre suas inúmeras contribuições, podem ser destacadas ainda a participação no lançamento e realização da I Conferência Nacional e Popular de Educação (2017), no Diálogos sobre Gestão e Práticas Pedagógicas (SEDUC) e no Observatório de Educação do Instituto Unibanco. Em 2018, foi eleito por aclamação e unanimidade para presidir o Grêmio Estudantil Marielle Franco na já referida instituição.
No teatro, participou do Ceno-Poético “Nosso mundo sem fim” (Associação Cultural Filhos da Esperança) e da Esquete Teatral “Cada canto, um povo. Cada povo, uma luta.”, premiada regionalmente no Festival alunos que inspiram.
Estudante do Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, devoto de Nossa Senhora do Carmo, defensor da Medalha Moura Brasil e amante da cultura local, é o principal articulador junto ao Mandato do Deputado Estadual Moisés Braz do Projeto de Lei Estadual 295/21, que incluiu os festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Serra dos Bastiões, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. Já aprovado e sancionado pelo então governador Camilo Santana.
Na política, foi eleito aos dezenove anos para presidir o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), tornando-se o mais jovem a ocupar tal função no município e em todo o país. Em 2020, disputou a corrida ao parlamento iracemense sendo também o mais novo entre os trinta e nove candidatos das duas coligações.
Foi Secretário Estadual de Formação Política da Juventude do partido (2018/2021) e ocupa atualmente a Secretaria de Mobilização da agremiação. O ex-coordenador da Faculdade Regional Jaguaribana e do Centro de Formação Profissional Jaguaribano, compõe na atualidade o quadro de servidores do Instituto Agropolos do Ceará, a serviço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE e integra também a Comissão Intersetorial Pró Selo-UNICEF agindo pela animação e mobilização de crianças, adolescentes e jovens, função já cumpridas anteriormente durante seis anos.












Comentários