PERFIS IRACEMENSES: Dr. Hudson
- ailacultatende
- 28 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Buscando sempre movimentar este espaço de leitura, de informação e de formação, a Academia Iracemense de Letras e Artes (AILA) estreia hoje a série "Perfis Iracemenses", que trará históricos de pessoas que construíram a história de Iracema. Abriremos nossa coluna semanal com um breve relato histórico de José Hudson Ferreira Lobo (Dr. Hudson). Figura impar que se tornou um filho desta cidade e muito contribuiu para o cenário social local. Tivemos a colaboração neste texto da filha do homenageado, Saschia Bandeira Lobo.

José Hudson Ferreira Lobo nasceu no dia 12 de dezembro de 1946, na cidade de Iguatu/CE. Filho de Lauro de Oliveira Lobo e Maria do Socorro Ferreira, comerciantes e donos do Hotel Iguatu, naquela época. Era o mais novo de quatro filhos: Marta Célia, Sônia Lobo e Fátima Lobo.
Na sua infância e adolescência, estudou na Escola Manoel Carlos de Gouveia e Colégio Adahil Barreto. No ano de 1965, iniciou seus estudos acadêmicos na cidade de Fortaleza, onde se formou no curso de Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, em 1971.
Em dezembro de 1973, fixou-se em Iracema/CE, exercendo sua profissão pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela Prefeitura Municipal da referida cidade. No ano de 1974, casou-se com a conterrânea Aurenice de Melo Bandeira, com quem teve 03 filhos: Saschia Bandeira, Frederico Márcio e Marília Gabriela.
Em Iracema, cidade onde decidiu fixar residência, exerceu cargo na administração pública de Secretário de Saúde, bem como, montou seu consultório particular. Dr. Hudson, como era popularmente conhecido, também atuou na área do esporte em Iracema, sendo árbitro em torneios de futebol de salão e voleibol.
Morreu no dia 26 de fevereiro de 1991, aos 44 anos, chegando na cidade de Alto Santo, vítima de um infarto.
"Dr. Hudson foi um bom profissional, ótimo professor de biologia. De muito caráter, amigo leal e voluntarioso. Bom árbitro de Futsal, enfim, prestou bons serviços como odontólogo, e foi pioneiro nesta área, tendo cuidado da saúde bucal de muita gente". (Zé Uilson, vice-presidente da AILA).

"José Hudson Ferreira Lobo foi uma espécie de segundo pai, de mestre e de amigo para mim. Com ele aprendi a ser gente, a gostar de carnaval, de boa música, de literatura e a valorizar as boas amizades. Eu ainda morava em Rondônia quando ele faleceu. Eu tinha tanta coisa para dizê-lo, mas não disse, tanto para mostrar que aprendi, mas não pude, ele se foi sem que eu pudesse lhe mostrar qualquer lição aprendida". (Caio César Muniz, presidente da AILA na crônica "Todo tempo do mundo é agora", do livro "Crônicas a temporais").
Sinto orgulho em saber que meu irmão foi um cidadão de bem, querido e respeitado como profissional e amigo do povo de Iracema. Gratidão pela homenagem e saudades das muitas vezes que passamos juntos os feriados de semanas santas e carnavais. (Fátima Lobo, irmã).













Comentários