Morre nesta quarta-feira (26) em Fortaleza o ex-prefeito de Iracema Otacílio Meneses
- ailacultatende
- 26 de out. de 2022
- 3 min de leitura
® Por Caio César Muniz e Jânio Charle

Foi anunciada oficialmente na tarde desta quarta-feira (26) a morte cerebral do ex-prefeito de Iracema, Otacílio Meneses. A informações foi repassada ao Portal da Academia Iracemense de Letras e Artes (AILA) por familiares após o agravamento do seu estado de saúde na tarde de ontem com procedimentos para diminuição dos medicamentos.
"A família de Otacílio Beserra de Meneses vem aqui comunicar que após 12 dias de muita luta, hoje, dia 26 de outubro as 15h foi confirmado a morte cerebral dele. Agradecemos o apoio de todos e continuamos aqui em orações pela graça de uma passagem de paz."
Otacílio sofreu um acidente no último dia 14 ao colidir contra um animal nas imediações da comunidade de Bom Sucesso. O ex-prefeito quebrou todas as costelas de um lado, clavícula e ombro e sofreu forte pancada na cabeça. Ainda, devido à quebra das costelas ele teve um edema em um dos pulmões e desde então estava internado no Hospital José Frota, em Fortaleza.
Otacílio vereador, vice-prefeito de Iracema, na gestão liderada pelo médico Pedro Almino, de 2000 a 2004 e foi eleito prefeito nas duas gestões seguintes (2004 a 2012), tendo como seus vices Maria do Carmo Xavier de Queiróz e José Uilson Magalhães, respectivamente.
BIOGRAFIA:

OTACÍLIO BESERRA DE MENESES nasceu em 30 de junho de 1963, em Iracema-CE, no sítio Bom Sucesso. É filho dos agricultores José Luiz de Meneses e Cosma Lucina Beserra Meneses.
Sua infância foi marcada por trabalhos junto a seus familiares na lavoura, mesmo assim, com dificuldades concluiu o nível médio. Casado com a professora Maria Itaecia Filgueiras de Menezes, pai de quatro filhos: Francisco Marcos Souza Meneses, Max Régio Souza Meneses e Pedro Leonardo Souza Meneses, Felipe Tauan Araújo Meneses.
Sua luta por conquistas e direitos sociais iniciou no ano de 1982, quando assumiu a presidência da Associação dos Produtores Rurais de Bom Sucesso, sendo conduzido como delegado sindical na comunidade Fazendinha I, representando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalharas Rurais de Iracema (STTRI).

Em continuidade as lutas, assumiu a Secretaria Geral do STTRI e eleito presidente da mesma entidade por quatro mandatos. No ano de 1996, concorreu a uma vaga no parlamento municipal, sendo eleito com quantidade expressiva de votos.
Na Câmara, defendeu as políticas públicas, os direitos sociais, assim como procurou propor projetos que beneficiaram os agricultores familiares.
Em 2000, concorreu as eleições, na vaga de vice-prefeito, sendo eleito juntamente com o então médico Pedro Almino de Queiroz e Souza.
Como vice-prefeito, assumiu concomitante o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sendo que todas as suas ações, além de acompanhamento e assessoramento ao executivo, propondo medidas que evidenciaram o melhor para todos os munícipes.
Em 2004, concorreu as eleições ao cargo majoritário, sendo eleito o 10º prefeito de Iracema e reeleito em 2008. Em sua gestão participativa, reorganizou a estrutura administrativa em todas as políticas, criou a Secretaria de Cultura e Esporte, assim como potencializou eventos culturais, feiras agropecuárias e festividades tradicionais.
Atualmente, atuava como secretário-geral do STTRI, onde sua principal bandeira era a defesa dos direitos, reivindicações e interesses por culturas e plantio nos diversos ramos de atividades, seja a lavoura ou a pecuária, a pesca ou a exploração florestal.
A Academia Iracemense de Letras e Artes e todos os seus acadêmicos, estão unidos em oração pela sua família, em especial à Maria Itaécia Filgueira Meneses, ocupante da Cadeira nº 16 da AILA.













Comentários