Iracema tem concentração de 243 pessoas de origem quilombola, segundo dados do IBGE
- ailacultatende
- 27 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

Com uma população de 1,3 milhão de pessoas de origem quilombolas no país, sendo a maioria concentrada nos Estados da Bahia e Maranhão, e 70% no Nordeste do Brasil, o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta ainda que Iracema possui 243 pessoas que pessoas que se identificam como originárias de quilombos, ou que têm laços históricos e ancestrais de resistência com a comunidade e com a terra em que vive.
O dado corresponde a 1,7% da população iracemense. Já cidades circunvizinhas, como Alto Santo, Ereré e Potiretama, segundo o levantamento do Censo, não registram nenhum morador com as mesmas definições. Pereiro tem uma concentração de 14 moradores identificados como quilombolas.

A maior concentração em Iracema, se justifica, possivelmente, pelo fato da comunidade dos Bastiões, distrito local, ter cerca de 90 famílias originárias de quilombo, segundo estudos dos mais variados e reconhecimento nacional da Fundação Palmares e internacional pelo Banco Mundial.

Comments