top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Cadeira nº 29 - Firmino Costa Moraes Neto

  • ailacultatende
  • 22 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Firmino Costa Neto, filho de Clotilde Moraes Costa e Casimiro Costa Moraes, nasceu sítio Foz, município de Iracema/CE em 1944. Em 1951, mudou-se para Fortaleza matriculando-se no Ginásio Santa Lúcia, onde concluiu o curso Ginasial e o curso Cientifico em 1961 no Colégio São José.

Em 1961, assumiu o seu primeiro emprego no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens – DAER. Influenciado por amigos, ingressou na Indústria Farmacêutica, como PVC ao Laboratório Aché, transferindo-se logo para uma empresa de maior porte, a Multinacional Richardson Merrel Moura Brasil.

Neste período prestou vestibular para o curso de Direito no município do Crato/CE, onde tinha fixado residência. Em razão de suas funções no laboratório e da necessidade constante das viagens impostas pelo trabalho, foi impossibilitado de prestar o vestibular.

Após alguns anos, mudou-se definitivamente para a cidade de Iracema, onde foi administrar a fazenda Holandino, de sua propriedade.

Em 1993 aceitando um convite do prefeito Luiz Queiroz e do Dr. Pedro Almino, então secretário de Saúde do município, administrou o Hospital Maria Roque de Macedo e em 2009, a convite de Otacílio Bezerra de Menezes, prefeito à época, novamente assumiu a direção do mesmo hospital, permanecendo até o ano de 2012.

A convite do prefeito José Juarez o assumiu o desafio de administrar a Secretaria de Saúde do Município, onde permaneceu por um ano, aposentando-se em seguida.

Casado com a Sra. Maria Lira Guerra Costa, hoje vive em Fortaleza, junto aos filhos Régia Guerra Costa, Gláuber Guerra Costa, Patricia Guerra Costa Oliveira e Paulo Marcelo Guerra Costa e netos Thadeu Costa de Queiroz (In Memorian), Mariana Ferreira Guerra Costa, Gláuber Guerra Costa Filho, Davi Costa Oliveira, Maria Eduarda Guerra Costa Moraes e Antônia Beatriz Guerra Costa Moraes.

Ocupa a cadeira nº 29 da AILA e tem como patronesse Clotilde Moraes Costa.


PATRONESSE: CLOTILDE MORAES COSTA,


CLOTILDE MORAES COSTA, nasceu no município de Iracema/CE no dia 10 de março de 1916, descendente pelo lado paterno de José de Holanda Moraes e pelo lado materno de Ursulina de Holanda Moraes, família de raízes profundamente lançadas em Iracema, onde residiram durante muitos anos.

Filha única da família , aos 35 anos de idade perdeu sua mãe, fazendo com que a mesma assumisse desde cedo as suas habilidades maternas, cuidando do pai e das determinações.

Em 1934, aos 17 anos, ainda jovem, fruto de seu primeiro e único romance, casou-se com Casimiro Costa Moraes. Nos seus primeiros anos de casada, residindo no Sitio FOZ, onde nasceu parte de sua família de 16 filhos, dos quais por questões naturais da época faleceram 8 (oito).

Nordestina forte, corajosa , determinada, temente a Deus, amante de sua terra e de seu povo e mais uma porção de adjetivos poderiam destacar as qualidades desta senhora que como filha única sempre soube de maneira nobre enfrentar os percalços e desafios proporcionados pela vida.

PESSOA DE GRANDES QUALIDADES, DENTRE ELAS A SIMPLICIDADE E O AMOR A SUA FAMÍLIA ACIMA DE TUDO".

Durante 12 anos morou no sítio FOZ, no sertão bravo do nordeste, sempre conseguindo superar as adversidades climáticas, ajudando sempre a população humilde que habitava próximo a sua residência.

Em 1944 segue com toda a família a Iracema, face a candidatura de seu marido ao cargo de Prefeito da Cidade de Iracema, cidade onde ele dedicou todo o seu legadode homem público.

Em 1951, quando a família cresceu e carece de uma educação não mais atendida na cidade, segue para Fortaleza/CE.

Em Fortaleza, dedica-se inteiramente à educação dos filhos e atender ao lado social do marido, colaborando no apoio e acolhida de seus conterrâneos que vinham a procura de tratamento de saúde ou de uma melhor educação. Ela com seu jeitinho acolhedor, morando no Centro de Fortaleza apoiava com carinho a todos que a procuravam.

Clotilde Moraes Costa, chegou aos 88 anos afirmando que gosta de viver e quando da comemoração de seus 80 anos, ela disse: "estou com 80 anos, forte e com saúde, pronta para receber os 90 e todos os convidados".

Clotilde Moraes Costa faleceu no dia 09 de Agosto de 2004 na cidade de Fortaleza/CE, em consequência de problemas cardíacos, deixando 8 filhos , 25 netos e 24 bisnetos.



Comentarios


Junte-se à nossa lista de endereços

Obrigado pelo envio!

Contato: Telefone (084) 9 99040286 | ailacultatende@gmail.com

© 2022

  • Facebook Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page