Cadeira nº 22 - Maria Da Luz Pinheiro Goiana
- ailacultatende
- 22 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Maria da Luz Pinheiro Goiana, nascida aos (04) quatro dias de dezembro de (1962) mil novecentos e sessenta e dois, natural de Iracema/CE, filha de Antunino Pinheiro da Silva e Adília Alves Pinheiro. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, pela Universidade Vale do Acaraú.
Começou sua carreira pedagógica como professora quando ainda menor de idade (14) quatorze anos, lecionando para crianças de alfabetização e 1ª série no sítio Aimoré, neste município onde residia e o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização para adultos.
Lecionou nos sítios: Serra Vermelha e Serra Caiada (Iracema), as séries iniciais de alfabetização a 5ª série, assim chamadas naquela época e, ao completar 18 anos de idade, o prefeito atual Luiz Gonzaga de Queiroz a registrou em carteira profissional legalizando assim minha tão grata profissão de professora municipal de Iracema/CE.
Em 1990, com residência na cidade, passou a trabalhar nas escolas: Joaquim Farias Sobrinho – Educação Infantil, Ábdon Xavier de Carvalho, Enéas Olímpio da Silva e Colégio Moura Brasil – 2º, 3º e 4º anos das séries iniciais.
Após alguns anos de experiência em sala de aula, no ano de 1997 na administração do prefeito Francisco Filgueira de Andrade, recebeu o convite da então secretária de educação, professora Maria Martins Magalhães (Marizô), para fazer parte da equipe pedagógica da Secretaria de Educação deste município.
Nesta entidade desenvolveu um trabalho junto aos gestores, professores e alunos na orientação pedagógica com o intuito de elevar os índices educacionais do município.
“Foi um desafio que me proporcionou cada vez mais experiências e aprendizagens na minha vida profissional e educacional durante meus últimos 20 anos de profissão”. Comenta. Em julho de 2017 foi concedida sua aposentadoria por tempo de serviço.
DA LUZ, como é popularmente conhecida, ocupa a cadeira nº 22 da AILA e tem como patrono Presciliano Dionácio de Oliveira.

PATRONO: Presciliano Dionácio de Oliveira (Agropecuarista), nasceu em dezessete (17 de julho) de mil novecentos e seis (1906) e morreu em dezesseis (16 de outubro) de dois mil e um, filho da união do matrimônio de Ângelo Paz de Oliveira e Maria Roque de Macedo, ambos de famílias fundadoras da cidade de Iracema-CE.
Presciliano Dionácio de Oliveira amava muito sua terra natal e sempre estava presente em todos os serviços de causas sociais e políticas, direta ou indiretamente, aliado ao povo na conquista de suas reivindicações. Não era político, mas aderia a qualquer área contribuindo na sua maneira de ser, com o progresso de sua Iracema. Acompanhava todo e qualquer desenrolar do crescimento desta terra, a partir do mais simples ao mais forte acontecimento da época, que era a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, onde marcava presença na organização e na contribuição financeira da mesma. Foi o percursor de animação no maior evento da nossa cidade que é a festa da Padroeira, trazendo para animar esse momento ímpar a Banda de Música de Morada Nova.
Desde menino gostava do trabalho, muito cedo se tornou comerciante e pouco demorou a encontrar sua parceira, sua prima Alzira Roque, casou-se em 1930, com quem viveu até os últimos dias de sua vida e construiu uma família de apenas quatro filhos: Leda, Leide, Liêda e João Roque Neto (falecido).
Após seu casamento abandonou o ramo comercial, deixando assim a vida da cidade para viver e construir sua família em sua propriedade denominada “Fazenda Jurema” a seis (06) km da cidade de Iracema, onde criou e formou sua geração para a vida. Dionácio viveu toda plenitude da sua infância, adolescência, entre amigos e familiares Iracemenses e sua passagem entre nós foi de responsabilidade, trabalho e honestidade cultivando assim a amizade de todos.
Comentários