Cadeira nº 10 - Hélcio dos Santos Ferreira
- ailacultatende
- 22 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mai. de 2023

Hélcio dos Santos Ferreira nasceu no dia 28 de junho de 2001 em Iracema, Ceará. Alfabetizado antes dos seis anos de idade, foi orador da turma ainda na pré escola. Em 2013, foi pela primeira vez premiado pelo cordel que homenageou os 29 anos da Escola Joaquim de Holanda Campelo, onde cursou todo o ensino fundamental I e II, sendo fundador e presidente do Grêmio Estudantil Francimara Otávio Rufino de Moraes – Didinha (2014). Em 2015, participou do 41° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, sendo um dos primeiros iracemenses a participar do maior encontro de estudantes secundaristas da américa latina. Na Escola Enéas Olímpio da Silva, já cursando o ensino médio, integrou a Sociedade Literária Artística e Cultural Nicole Franklin – SOLAC e a banca de texto selecionados pela escola na oitava edição do concurso de desenho e redação da CGU que trazia “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” como tema. Entre suas inúmeras contribuições, podem ser destacadas ainda a participação no lançamento e realização da I Conferência Nacional e Popular de Educação (2017), no Diálogos sobre Gestão e Práticas Pedagógicas (SEDUC) e no Observatório de Educação do Instituto Unibanco. Em 2018, foi eleito por aclamação e unanimidade para presidir o Grêmio Estudantil Marielle Franco na já referida instituição. No teatro, participou do Ceno-Poético “Nosso mundo sem fim” (Associação Cultural Filhos da Esperança) e da Esquete Teatral “Cada canto, um povo. Cada povo, uma luta.”, premiada regionalmente no Festival alunos que inspiram. Estudante do Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, devoto de Nossa Senhora do Carmo, defensor da Medalha Moura Brasil e amante da cultura local, é o principal articulador junto ao Mandato do Deputado Estadual Moisés Braz do Projeto de Lei Estadual 295/21, que incluiu os festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Serra dos Bastiões, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. Já aprovado e sancionado pelo então governador Camilo Santana. Na política, foi eleito aos dezoito anos para presidir o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, tornando-se o mais jovem a ocupar tal função no município e em todo o país. Em 2020, disputou a corrida ao parlamento iracemense sendo também o mais novo entre os trinta e nove candidatos das duas coligações. Foi Secretário Estadual de Formação Política da Juventude do partido (2018/2021) e ocupa atualmente a Secretaria de Mobilização da agremiação.
O ex-coordenador da Faculdade Regional Jaguaribana e do Centro de Formação Profissional Jaguaribano, compôs também o quadro de servidores do Instituto Agropolos do Ceará, a serviço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE.
A cadeira nº 10 teve Sandra Selma Pinheiro Leite como primeira ocupante, Francisco Hirondelles Oliveira Almeida (Hyron) como segundo ocupante e tem Francisco Pinheiro de Sousa como patrono.
Comments