Cadeira nº 07 - Oziene Maria Maia Holanda
- ailacultatende
- 22 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022

Oziene Maria Maia Holanda, nascida no dia 18 de maio de 1964, é natural de Pereiro-Ceará e reside em Iracema-Ceará desde os 7 anos. Filha de Olimpio Paulo Maia e Margarida Cândida Almeida Maia. Casou-se em 1989 com Françuildo Holanda Bezerra, com quem teve três filhos: Dayanne Lara (1990), Delano José (1992) e Dayara Maria (2000).
Alfabetizada antes dos 6 anos, por sua mãe já professora na época, que a incentivou e apoiou para os estudos. Era notável a paixão incessante que a aluna/ professora nutria por leituras e livros na busca do conhecimento. Muitos foram a desafios, dificuldades, conquistas e oportunidades de aperfeiçoamento nos estudos. Participou de inúmeras formações, seminários, encontros, treinamentos, oficinas e outros para atualizações e aprimoramento.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e em Matemática e Física pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e em Mídias da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Filosofia Religiosa pela Faculdade de Teologia Universal.
Iniciou sua carreira no magistério aos 18 anos na Secretaria de Educação Municipal, desempenhando atividades na zona rural e urbana. Dedicou 36 anos de sua vida como educadora, com atuação desde a Educação Infantil até o Ensino Superior nas Instituições Escolares de Iracema, nas esferas municipal, estadual e particular. É honrada por ter estudado e lecionado nas tradicionais Escolas: Enéas Olimpio da Silva e Centro Educacional Moura Brasil; são tempos de boas lembranças, saudades que marcaram com recordações dos mestres, dos colegas e dos momentos vivenciados.
No decorrer da carreira educacional assumiu funções de Diretora, Supervisora Pedagógica, Coordenadora Pedagógica e Professora com um público bem diversificado. Nunca limitou esforços para conduzir o aprendizado e a relevância do pensar na formação dos educandos, em especial dos Jovens Iracemenses, pois acredita no poder da Educação e na construção do lado emocional, sensível, estético e social da pessoa humana. Bem familiarizada com o valor da beleza, da arte e da literatura para influenciar positivamente a formação humana. É Acadêmica Fundadora da Academia Iracemense de Letras e Artes – AILA, ocupante da Cadeira 07, tendo como Patrono seu avô paterno, Francisco Cândido de Almeida, fundada em 15 de novembro de 2007.
PATRONO: Francisco Cândido de Almeida.
BIOGRAFIA EM CONSTRUÇÃO.
Komentarze