Alvorada de Nossa Senhora do Carmo: um marco da fé e da história dos Bastiões
- ailacultatende
- 10 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2022
Por Hélcio Santos
Ocupante da Cadeira Nº 10 da AILA (ainda não empossado).

Após dois anos, a tradicional alvorada que oficialmente dá início aos Festejos a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Distrito Bastiões voltou a alegrar as ruas da serra iracemense na última quinta-feira (07). A festa centenária que passou de pai para filho traz detalhes e destaques importantes dos povos antigos que no princípio habitaram o vilarejo. A tradição, a fé e a devoção que ultrapassam gerações são um retrato da manutenção da cultura do lugar.
A alvorada teve início às três da manhã, ao som dos zabumbas, tambores, do repicar do sino e de fogos de artifícios que coloriram os céus. Este ano, a presença do já conhecido fogueteiro deu um toque especial. “Seu Vaneilson” como é conhecido pelos que festejam a santa, fez questão de chegar mais cedo para participar da abertura e se prontificou em fazer uma cascata de fogos na porta da capela, acompanhada de girandolas que iluminaram o pátio por cerca de cinco minutos.
Filhos ausentes também fizeram questão de participar. Valdemar Assis, por exemplo, recorda que seus familiares, conterrâneos e contemporâneos vem anualmente a serra para celebrar a padroeira, junto de sua família que tem a sétima noite como noitário.
“ É uma alegria voltar a cada ano para acompanhar as festas da nossa padroeira e ver mantida as nossas tradições.” Disse.

Quem também participou da alvorada foi o prefeito municipal Celso Gomes, acompanhado de sua esposa, Lana Gardênia. Fato que foi bastante comentado por ser a primeira vez em que a figura da maior autoridade do município participar da abertura dos festejos.
“É nossa obrigação enquanto gestor, acompanhar as festividades do nosso povo. Para mim uma alegria em ser o primeiro prefeito a participar de um evento tão importante para a comunidade”. Comentou o prefeito.
O cortejo percorreu as ruas do distrito e teve com última parada a casa do conhecido zabumbeiro e sanfoneiro Chico Amaro e sua esposa Maria de Chico Amaro, que estava aniversariando. Retornando para a capela, a Família Nascimento já se preparava para conduzir a imagem e a bandeira da padroeira para sua residência para a continuidade da programação.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo teve início no dia 07 e segue até o dia 16 de julho com uma intensa programação religiosa e social.

Foto 1: Portal Folha Serrana.
Fotos 2 e 3: Hélcio Santos.












Comentários