Academia Iracemense de Letras e Artes (AILA) renova seus quadros com 04 novos membros
- ailacultatende
- 5 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

Em assembleia virtual extraordinária realizada nesta segunda-feira (04), a Academia Iracemense de Letras e Artes (AILA) quatro novos nomes ao seu rol de imortais. Os novos ocupantes ocuparão, respectivamente, as seguintes Cadeiras da instituição: a de número 08, antes ocupada por Manuel Nyraldo Magalhães Roque; Cadeira de número 09 (antes ocupada por Sônia Maria de Almeida); 19 (antes ocupada por Antônio Marcos Lima de Oliveira) e a de número 35 (antes ocupada por Maria Zenaide Valdivino da Silva).
“Não é um procedimento comum nas Academias, mas primamos pelo respeito às posições de cada um e cada uma que estão neste grupo têm e o tempo de todos e todas. Os sócios-fundadores estão na história desta Academia e a importância deles não será esquecida e aos que chegam, é uma oportunidade de mostrar o quanto Iracema é rica culturalmente e o quanto podemos fazer por esta cultura junto ao povo local”. Comenta o presidente da AILA, poeta e jornalista Caio César Muniz.
CONFIRAM ABAIXO OS NOMES DOS NOVOS IMORTAIS DA AILA:
Cadeira nº 08: Antonio ROBERTO Campos LOBO.

Nascido em Pereiro/CE aos 09 de março de 1978, é músico multi-instrumentista, compositor, licenciado em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), licenciado em História, com especializações em História e Cultura do Brasil, Cultura Africana, Musicoterapia e Arte Terapia. É Maestro Regente com mais de 30 anos de experiência. Atualmente atua como empresário de vendas de programas educacionais no Ceará e Rio Grande do Norte.
Cadeira nº 09: Francisca EDNEIDE CRUZ.

Nascida em Riacho dos Cavalos/PB, reside em Iracema desde muito pequena. É poetisa e professora. Formada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú com especialização em Psicopedagia institucional Organizacional e Clínica pela FRJ- Faculdade Regional Jaguaribana (FRJ). É autora do livro “A Saia de Jurema” e outros poemas em rascunhos. Atua na escola Ábdon Xavier de Carvalho com o projeto “Leitura em Primeiro Lugar” contando e encantando crianças no mundo mágico das histórias.
Cadeira nº 19: Valmir Diogo Lima (BALU DO EMA).

Nasceu aos 14 de novembro de 1974. Natural de Iracema/CE. Viveu até os 18 anos no distrito de Ema e dos 18 anos até os 35 anos residiu em São Paulo onde trabalhou como metalúrgico e aprimorou a arte de pintura em tela em um ateliê nas proximidades onde morava. Retornou à Iracema há 15 anos. Tem ensino médio completo e curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, cargo que exerce nos dias atuais. “Tenho paixão pela a arte da pintura e sempre que tenho tempo disponível aprimoro meus conhecimentos.” Comenta.
Cadeira nº 35: Severina CARLA de PAIVA.

Nascida aos 20 de julho em Iracema/CE é formada em Letras, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é professora, poeta e escritora. Publicou seu primeiro livro “A quem o teu sentir afeta” no ano de 2020, pela editora Flyve. Em 2022, publicou “As sombras na sala de estar”, pela editora Folheando. Faz parte do grupo de poetas brasileiros, no maior portal de poesia do país, o “Fazia Poesia”. Lançou em outubro de 2024 seu primeiro romance “O canto da Estrela Dalva” pela editora Patuá. Participa ativamente de revistas e antologias literárias.
Participaram da Assembleia os acadêmicos: José Uilson Magalhães (vice-presidente da Academia), Caio César Muniz (presidente), Hélcio Santos, Janio Charle, Hélia Magalhães, Elza Soares, Norma Holanda, Maria Magalhães de Oliveira Almeida (Dona Áurea), Liduína Jetten, Cícero Benigno, Paulo César Guerra, Vinícius Campelo, Resse Cláudia e Luiz Valdeci Maia Valdivino (Zé Lorota). Com dificuldades técnicas no acesso, mas ratificaram as indicações Cosme Júnior Filho (Júnior Roque) e Maria Veridiana Costa Lima.
_______________
Publicado em 05 de novembro de 2024. ® AILA.
Comments